MISSÃO E OBJECTIVOS
_______________________________________________________________________________
 

O Museu Nacional da Imprensa tem por missão inventariar e recuperar o património tipográfico e da imprensa do país, assim como promover actividades de dinamização cultural, numa perspectiva antropológica, educativa e turística. 

Tendo como lema “o prazer da cultura”, a missão do Museu inscreve-se também na valorização da história da imprensa e das artes gráficas, no contexto da evolução da sociedade.
 
Objectivos Gerais: proceder à inventariação do património gráfico nacional, com vista à sua recuperação e preservação adequadas; identificar as hipóteses de manutenção e musealização das oficinas locais; promover a investigação no quadro da história da imprensa e das artes gráficas; organizar e promover exposições temporárias e outras actividades culturais, de forma descentralizada, sobre temas da Imprensa e das Artes Gráficas.
 
Objectivos Específicos: criar, a longo prazo, uma rede de núcleos museológicos de imprensa, espalhados pelo território nacional e animados pela circulação permanente de exposições temporárias; aprofundar as perspectivas de internacionalização do projecto, tanto através do cartum, como do espólio de maquinaria.