NOTÍCIAS
_______________________________________________________________________________________________

Escritor Tiago Salazar vence
20º Concurso “Textos de Amor
Manuel António Pina”
Textos_AMor_MAP_2020_MNI

– Texto em mirandês também premiado

O escritor e jornalista Tiago Salazar foi o vencedor da 20ª edição do Concurso Textos de Amor Manuel António Pina, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI). O texto vencedor do 1º prémio – Mal me Quero – é uma peça em um ato e aborda de forma intensa os conflitos psicológicos do amor.

O Júri premiou ainda treze autores, dois dos quais com 8 anos.

Esta edição foi uma das mais concorridas de sempre, com 478 textos de 245 autores.

Para o segundo prémio o Júri escolheu  “A Anfitriã”, de Daniela Costa, e para terceiro o texto de Maria Teresa de Jesus Vaz Rodrigues “Ternura Tresmalhada”, que tem a particularidade de apresentar um poema em mirandês

Foram atribuídas, ainda, 9 Menções Honrosas: a Sérgio Firmino Soares Mendes, com o texto “Amor especular”, a António Monteiro de Aguiar Oliveira, com a “C H U V A”, a António Moutinho, com o texto “Do meu telhado vê-se África”, a Maria Manuela L.C. Morais, com o texto “Interrail”, a António Miguel Marques Ferreira, com a “FUGA”, a Alberto Pereira, com o texto “MULHER AMPLIADA DE COLMEIAS”, a Linda Rodrigues, com  “O Pires da dona Amelinha”, a Vítor Oliveira, com o texto “CINDERELA” e a Guilherme Correia, com “Fios Vermelhos”.

Este ano, pela primeira vez, foi atribuído o “Prémio Infanto-Juvenil” a dois alunos do 2.º ano do 1.º Ciclo, de Odivelas, Diana Silva e João Silva, com os textos “A viagem de avião” e “O Casamento”, respetivamente.

O Júri, constituído por José Luis Pires Laranjeira (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra), Luísa Paolinelli (Universidade da Madeira) e Luiz Humberto Marcos (diretor do MNI), salientou a qualidade geral dos trabalhos concorrentes e sublinhou a difícil tarefa de selecionar os catorze premiados, provenientes de vários pontos do País.

Devido às restrições impostas pela pandemia, a cerimónia de entrega de prémios decorrerá em 2021, em data a anunciar oportunamente.