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Museu da Imprensa associa-se às Jornadas |
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São várias a iniciativas
que o Museu Nacional da
Imprensa (MNI) levará a
cabo no âmbito das
Jornadas Europeias do
Património 2015, entre
os dias 25 e 27 de
setembro. O tema deste ano - Património Industrial e Técnico - dá larga pertinência à integração daquele museu, criado em 1997 com um acervo singular ligado à arqueologia tipográfica. O programa do MNI tem um cariz bastante experimental e inédito. A destacar o conjunto de três visitas guiadas ao seu edifício, convidando o visitante a (re)descobrir a história do passado industrial do complexo onde está instalado, desde a altura em que o Vale de Campanhã era uma das zonas favoritas dos ricos e abastados dos séculos XVII e XVIII, até às fábricas de moagens e de sabão que o caracterizam no séc. XIX. Outra das iniciativas previstas será uma exposição virtual em vários espaços públicos da cidade do Porto, que mostra a evolução do edifício e área circundante desde o século XVII até ao presente. A terceira proposta do MNI no contexto das JEP 2015 será uma visita guiada à exposição permanente “Memórias Vivas da Imprensa”, orientada por um ex-tipógrafo, durante a qual o público poderá aventurar-se nas antigas artes da composição e da impressão manuais, descobrindo assim a História da Imprensa. Por último, estão ainda previstas duas oficinas de encadernação manual, tendo como ponto de partida a visita à Oficina de Encadernação do museu. Aqui, os participantes serão desafiados a construir o seu próprio livro (capa mole), executando todo o trabalho: desde a preparação do miolo até à colagem da capa, passando pela costura dos cadernos. Para mais informações sobre por favor consulte os sítios: http://www.museudaimprensa.pt/ http://www.patrimoniocultural.pt/pt/agenda/atividades-diversas/jornadas-europeias-do-patrimonio-2015-1/ |
22/Set/2015 |
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Termina no dia 31de dezembro a votação on-line para a escolha do
Prémio do Público do PortoCartoon 2014, subordinado ao tema
“Água Viva/ Terra Viva”, uma iniciativa promovida pelo Museu
Nacional da Imprensa. Trata-se de uma votação a nível mundial, na qual o público é convidado a escolher o melhor cartoon, de 21 concorrentes, independentemente da votação do júri feita em Abril deste ano. O voto deverá ser feito no Museu Virtual do Cartoon em: http://www.cartoonvirtualmuseum.org/ f_portocartoon_2014_vote.htm O PortoCartoon é o único certame internacional com voto do Público, alargado ao ciberespaço. Esta votação pública foi estabelecida em 2006, tendo havido já oito vencedores de continentes diferentes: Ludo Goderis (Bélgica), Ronaldo (Brasil, Guo Zhong (China), Zygmunt Zaradkiewicz (Polónia), Santiagu (Portugal), Ronaldo (Brasil), Fernando Camarneiro (Portugal) e Santiagu (Portugal). Os desenhos candidatos podem ser vistos em pormenor antes da votação online, sendo a respetiva lista constituída pelos premiados e finalistas, escolhidos pelo júri internacional do concurso presidido por Georges Wolinski, - afamado cartunista de Paris-Match, Charlie Hebdo e Journal du Dimanche. Os desenhos em disputa foram recebidos de países tão diferentes como Bélgica, Brasil, Colômbia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Irão, Israel, Luxemburgo, Nicarágua, Polónia, Roménia, Sérvia, Ucrânia, Uzbequistão, entre outros. Um trabalho do português André Carrilho, vencedor do Prémio Especial de Caricatura sobre Mandela, está também em votação. Uma votação idêntica decorre na Galeria Internacional do Cartoon, do Museu Nacional da Imprensa, no Aeroporto de Pedras Rubras e no Café dos Clérigos (Passeio dos Clérigos), onde os visitantes também podem votar numa urna local, em boletins apropriados. |
16/Dez/2014 |
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PortoCartoon lança tema 2014 - Água Viva /
Terra Viva |
O tema “Água Viva / Terra Viva” vi servir de mote para o
PortoCartoon - World Festival de 2014, organizado pelo Museu
Nacional da Imprensa. |
Mandela e Siza Nesta 16ª edição do PortoCartoon é retomada a linha dos prémios especiais de caricatura lançados na edição anterior. A justificação é clara para as escolhas de Nélson Mandela e Siza Vieira. O PortoCartoon quer, em primeiro lugar, homenagear o ‘nobel da paz’ e primeiro líder negro a assumir a presidência da África do Sul (1994-1999), depois de mais de 25 anos de prisão sob o regime de apartheid. Com o outro prémio especial de caricatura, pretende celebrar a obra do prestigiado arquiteto que conquistou mais de trinta prémios internacionais, com destaque para o Prémio Pritzker/Chicago (considerado o ‘nobel da arquitetura’). Esta iniciativa do Museu Nacional da Imprensa começou em 1998, precisamente com o tema das “Descobertas” (inaugurado pelo Presidente Jorge Sampaio em 1999) e tem colocado Portugal no pódio do cartoon mundial. No conjunto das quinze edições anteriores participaram mais de 7000 cartunistas, dos cinco continentes. O PortoCartoon tem tido a particularidade de ser subordinado anualmente a um tema de grande relevo internacional. A última edição foi dedicada aos valores republicanos da “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Das edições anteriores destacam-se: o Desporto, Gutenberg, a Globalização, os Direitos Humanos, as Crises, ‘Aviões e Máquinas Voadoras’, “Comunicação e Tecnologias” e “liberdade, Igualdade e Fraternidade”. |
29/Nov/2013 |
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A escritora e jornalista Manuela de Azevedo prepara-se para
lançar um novo livro: Sinfonia Completa. São vários contos com
que quer fechar – diz ela – a sua carreira literária, pela mão
do Museu Nacional da Imprensa (MNI). A 31 de agosto fará 102
anos. Os nove contos que integram esta nova obra da autora deixam patentes os traços literários de uma escrita leve e direta de quem lidou com a urgência da palavra, na prática de setenta anos de jornalismo. A obra tem um posfácio assinado por Luís Humberto Marcos, diretor do MNI. Esta será a sua segunda obra depois de ter feito 100 anos, em Agosto de 2011. Para trás ficam mais de trinta obras literárias, entre poesia, teatro, ensaio e ficção, algumas delas premiadas. Manuela de Azevedo é um caso raro de longevidade literária. Admitindo-se que esta seja a sua última obra, a Sinfonia Completa fecha um ‘tríptico’ composto de ‘Filhos de Deus’ e ‘Filhos do Diabo’. Em síntese, vem coroar uma atividade fervilhante no jornalismo, na literatura e na dinamização cultural, de que é exemplo mais assinalável a Casa de Camões, em Constância, distrito de Santarém 30/Ago/2013 |
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15º PortoCartoon-World Festival |
A 15ª edição do PortoCartoon, subordinada ao tema “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, inclui ainda os Prémios Especiais Manoel de Oliveira e José Saramago. Estará patente até final de dezembro. Festa da Caricatura A Festa da Caricatura vai decorrer no dia 22 de junho, no Edificio Montepio (Av. Aliados) entre as 15 e as 19 horas, numa iniciativa apoiada pela Câmara Municipal do Porto. |
Vários caricaturistas nacionais e estrangeiros, designadamente os principais premiados da edição deste ano, estarão presentes para fazerem um ‘boneco humorístico’ a quem quiser posar para eles na Festa da Caricatura. Será uma oportunidade especial para o contacto pessoal com o cartunista sérvio Miro Stefanovic, vencedor do Grande Prémio. Outros artistas da Alemanha, Bélgica, Colombia, Escócia, México, além de Portugal, estarão na Festa da Caricatura, contributo do Museu Nacional da Imprensa para a internacionalização das festas sanjoaninas. Exposições: Prémio Público 2012 e Salão de Humor de Piracicaba O PortoCartoon 2013 apresenta ainda duas exposições especiais que vão inaugurar nos dias 22 e 23 de junho: uma, antológica, mostra os melhores trabalhos do português Fernando Camarneiro, vencedor do Prémio do Público 2012 – no Dolce Vita Porto (22 de junho); e outra, do Salão Internacional de Humor de Piracicaba (S. Paulo), festival com o qual o PortoCartoon tem um protocolo de cooperação – no Via Catarina (23 de junho). Anteriormente, este “Prémio do Público” - correspondente à votação de cibernautas e visitantes - foi ganho por artistas da Bélgica, Brasil, China, Polónia e Portugal. Rua do PortoCartoon e Escultura
13/Jun/2013 |
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Exposição e palestra Vasco Lourenço aborda
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Miro Stefanovic, da Sérvia, foi o
vencedor do Grande Prémio do XV PortoCartoon-World Festival,
organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, e subordinado ao
tema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". O trabalho vencedor
tem por título “Shipwreck” (‘Naufrágio’). 17/Abr/2013 |
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Artista Servio vence |
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Miro Stefanovic, da Sérvia, foi o
vencedor do Grande Prémio do XV PortoCartoon-World Festival,
organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, e subordinado ao
tema "Liberdade, Igualdade e Fraternidade". O trabalho vencedor
tem por título “Shipwreck” (‘Naufrágio’). 09/Abr/2013
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Aeroporto do Porto |
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Uma exposição de esculturas PortoCartoon:
Humor 3D vai estar patente no “Memorial” (exterior do Terminal
Topo Norte) do Aeroporto do Porto, a partir do dia 8 de Abril,
por iniciativa do Museu Nacional da Imprensa/PortoCartoon. 04/Abr/2013
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Aeroporto do Porto |
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Uma exposição de cartoon vai estar
patentes no Aeroporto do Porto a partir do dia 3 de Abril, por
iniciativa do Museu Nacional da Imprensa/PortoCartoon. Esta é
uma forma de assinalar o primeiro ‘dia mundial dos museus de
cartoon’, na sequência de uma decisão tomada em 2012, na
Bélgica, durante um encontro de museus de humor no qual o MNI
participou. 02/Abr/2013 |
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‘Cimeira de Cádis’ prolonga exposição |
O Museu Nacional da Imprensa (MNI) vai
prolongar até 30 de novembro uma exposição evocativa das ‘Cortes
de Cádis’ (1812), acontecimento que justificou a realização da
XXII Cimeira Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo
naquela cidade espanhola, nos próximos dias 16 e 17 de novembro.
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Também até ao final de novembro é prolongada a exposição do “Centenário do 1º Salão de Humoristas”. Com esta evocação, o Museu pretende celebrar uma época de ouro do desenho humorístico e revisitar obras de grandes autores que marcaram o humor em Portugal, há um século. Mostrando o impacto daquele salão na imprensa da época, a mostra insere-se na valorização do humor - um dos eixos principais da atividade do Museu – e do Porto como ‘capital do cartoon’. 12/Out/2012
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Cartum universitário luso-brasileiro |
O
PortoCartoon-World Festival está patente no Brasil, em
Piracicaba, (S.Paulo) e na Bolívia, em La Paz, até ao final de
Setembro. |
No Brasil, e ao abrigo do protocoloco existente entre a Prefeitura de Piracicaba e o Museu Nacional da Imprensa, o 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba conta também com a mostra “Comunicação e Tecnologias”, tema do PortoCartoon 2011. Através do humor patenteado nas mostras, o Museu Nacional da Imprensa, organizador do PortoCartoon, pretende reforçar a multiculturalidade que faz parte da própria natureza do festival, como ponte entre culturas, países e regiões. Recorda-se que o troféu do PortoCartoon é precisamente uma ponte desenhada por Siza Vieira, na altura em que a cidade do Porto foi também designada “capital do cartoon”. Set/2012 |
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PortoCartoon |
O
PortoCartoon-World Festival está patente no Brasil, em
Piracicaba, (S.Paulo) e na Bolívia, em La Paz, até ao final de
Setembro. |
No Brasil, e ao abrigo do protocoloco existente entre a Prefeitura de Piracicaba e o Museu Nacional da Imprensa, o 39º Salão Internacional de Humor de Piracicaba conta também com a mostra “Comunicação e Tecnologias”, tema do PortoCartoon 2011. Através do humor patenteado nas mostras, o Museu Nacional da Imprensa, organizador do PortoCartoon, pretende reforçar a multiculturalidade que faz parte da própria natureza do festival, como ponte entre culturas, países e regiões. Recorda-se que o troféu do PortoCartoon é precisamente uma ponte desenhada por Siza Vieira, na altura em que a cidade do Porto foi também designada “capital do cartoon”. Set/2012 |
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Museu da Imprensa |
O Museu Nacional da Imprensa e o CIESPAL, estão unidos desde 11 Abril, através de um protocolo assinado em Quito, capital do Equador. O protocolo visa a cooperação no desenvolvimento de iniciativas conjuntas para o reforço dos laços culturais entre Portugal e Equador, através da valorização do humor e da imprensa. |
O CIESPAL-Centro Internacional de Estudos Superiores de Comunicação para a América Latina é uma instituição emblemática do jornalismo e da Comunicação Social que na sua constituição, em 1959, contou com o apoio da UNESCO. De acordo com a Cláusula nº 2 do Protocolo, ambas as entidades "promoverão exposições temporárias, estudos, conferências e debates sobre temas relacionados com a Imprensa, a Comunicação e o Humor, de acordo com um plano previamente estabelecido e aceite por ambas as partes”. O Protocolo fortalece a linha de internacionalização que aquele museu tem vindo a desenvolver com vários países, como Brasil, México, França, Bélgica. |
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PortoCartoon mostra |
Está patente no Braga Parque, desde o dia 10 de Janeiro, a exposição do PortoCartoon-World Festival sobre "Comunicação e Tecnologias". A mostra reúne 32 desenhos sobre o tema, nomeadamente os premiados no XIII PortoCartoon, as menções honrosas e os finalistas seleccionados pelo júri internacional do festival. |
Os trabalhos em exibição são provenientes de diferentes países, entre os quais a Bélgica, Brasil, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Irão, México, Polónia, Portugal, Roménia, Rússia e Turquia. Está também patente um desenho do cartunista português António Santos, "Santiagu". A mosta pode ser vista no Braga Parque até 12 de Fevereiro. |
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O Museu Nacional da Imprensa promoveu, de 14 a
20 de Fevereiro, a décima primeira edição do Concurso de Textos de Amor
original.
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Concurso Nacional de Textos de Amor |
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Tendo presente a comemoração do Dia dos
Namorados no dia 14 de Fevereiro, o MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA promove a
edição 2011 do "Concurso Nacional de Textos de Amor", destinado a premiar a
melhor Mensagem de Amor. |
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Concurso Nacional de Textos de Amor |
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Tendo presente a comemoração do Dia dos
Namorados no dia 14 de Fevereiro, o MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA promove a
edição 2011 do "Concurso Nacional de Textos de Amor", destinado a premiar a
melhor Mensagem de Amor. |
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O PortoCartoon-World Festival voltou à ‘baixa portuense’ com a Festa da
Caricatura, nos dias 26 e 27 de Junho, na Praça da Liberdade, entre as 15 e
as 19 horas.
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Rua do PortoCartoon
Bartolomeu no Metro
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O XII PortoCartoon-World Festival abriu oficialmente no
dia 23 de Junho, na Galeria Internacional do Cartoon, do Museu Nacional da
Imprensa, com o tema “Aviões e Máquinas Voadoras”, em homenagem ao
pioneirismo deBartolomeu de Gusmão.
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A jornalista Manuela de Azevedo, de 98 anos, lançou no dia 7 de
Junho, em Mangualde, o seu último livro “Memória de um Mulher de Letras”
numa iniciativa do Museu Nacional da Imprensa. A sessão iniciou-se às
15,30 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Mangualde,
seguindo-se-lhe uma sessão de autógrafos. |
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Está patente, desde o dia 5 de Maio, na Casa
da Cultura de Cantanhede, a exposição do PortoCartoon-World Festival sobre
“Direitos Humanos”.
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O cartunista Valeriu Kurtu, da Moldávia,
conquistou o Primeiro Prémio do III Concurso Europeu de Cartoon,
subordinado ao tema “Criatividade e Inovação”. O segundo prémio desta
iniciativa organizada pelo Museu Nacional da Imprensa (MNI) foi atribuído
a Plantu, grande figura do jornal francês “Le Monde”, e o terceiro a
Alessandro Gatto, da Itália.
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Jerzy Gluszek, da Polónia, foi o vencedor do
Grande Prémio do XII PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu
Nacional da Imprensa, subordinado ao tema "Aviões e Máquinas Voadoras". |
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Está patente na sede da Caixa Geral de
Depósitos (Lisboa), até 30 de Outubro, a exposição “PortoCartoon: As
Crises”, organizada pelo Museu Nacional da Imprensa. A mostra reúne 60
cartoons sobre o tema “As Crises”, nomeadamente os trabalhos premiados no
XI PortoCartoon e os melhores desenhos seleccionados pelo júri
internacional do festival presidido por George Wolinski. |
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O Museu Nacional da Imprensa está a lançar
internacionalmente a
3ª edição do Concurso Europeu de Cartoon, no âmbito da proclamação de
2009 como o Ano Europeu da Criatividade e Inovação. |
Em 2007, o livro editado pelo museu, sobre a
primeira edição do Concurso Europeu de Cartoon, ganhou o prémio de MELHOR
INFORMAÇÃO do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos,
atribuído pela União Europeia. |
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O XI PortoCartoon-World Festival está patente
ao público, na Galeria Internacional do Cartoon, do Museu Nacional da
Imprensa. O tema deste ano é “CRISES”.
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Foi inaugurada do dia 22 de Junho, na Rotunda
do Castelo do Queijo, cidade do Porto, uma escultura com o Grande Prémio
do PortoCartoon 2009. Trata-se de uma peça feita em ferro pelo artista
plástico Acácio de Carvalho, baseada no desenho de Mihai Ignat (cartunista
romeno), vencedor do XI PortoCartoon-World Festival.
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Museu Nacional da Imprensa |
Está patente ao público na Estação do Rossio,
em Lisboa, a exposição europeia de cartoon “Diálogo Intercultural”,
organizada pelo Museu Nacional da Imprensa, com a colaboração da ACIDI.
O catálogo do concurso de 2008 reune os 134
trabalhos premiados e seleccionados pelo Júri e contem um prefácio de
Jorge Sampaio, na qualidade de Alto Representante das Nações Unidas para a
Aliança das Civilizações.
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Mihai Ignat da Roménia foi o vencedor do
Grande Prémio do
XI PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu
Nacional da Imprensa.
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Tendo presente a comemoração do Dia dos
Namorados no dia 14 de Fevereiro, o MUSEU NACIONAL DA IMPRENSA promove a
edição 2009 do "Concurso Nacional de Textos de Amor", destinado a premiar
a melhor Mensagem de Amor. |
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Museu Nacional da Imprensa |
O historiador
Vitor
Oliveira Jorge foi o vencedor do Concurso de Textos de Amor do Museu
Naconal da Imprensa, com um poema intitulado “Margem”. |
O segundo lugar foi atribuido a
Paulo
Lima Santos, pelo texto “Paisagem”, e o terceiro, ex-aequo, a
Filipa Susana Martins Ribeiro e a
Marcos G. C. Pinho da Cruz,
respectivamente com ‘Secreto Apêndice de Recordar a Alma’ e “Roma”. |
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Guo Zhong, cartunista e professor em Tianjin (China) foi o vencedor do
“Prémio do Público” do X PortoCartoon-World Festival, subordinado ao tema
dos “Direitos Humanos”. |
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Está patente, desde 10 de Dezembro, uma exposição em homenagem ao centenário
do cineasta português, subordinado ao título "Cem Revistas de Cinema no
centenário de Manoel de Oliveira". |
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O Museu Nacional da Imprensa assinalou a efeméride com um conjunto de
eventos |
As garrafas foram entregues ao comandante do Porto do Douro, no ancoradouro
adjacente às instalações do Museu, e posteriormente levadas para o alto-mar,
na expectativa de que cheguem às costas dos países mais violadores dos
"direitos humanos". |
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Museu Nacional da Imprensa |
A exposição "Triângulo da Gravura", vai estar patente no Museu Nacional da
Imprensa de 15 de Novembro a 31 de Janeiro.
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Museu Nacional da Imprensa |
O Museu Nacional da Imprensa passa a ter, a partir de 15 de Novembro, uma
nova exposição permanente. Composta por cerca de 150 peças, mostra a
evolução da imprensa, desde Gutenberg até à actualidade. Não há conhecimento
de que exista qualquer colecção similar, no mundo.
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Está patente ao público no Museu Nacional da Imprensa uma Exposição de
Jornais Escolares até 31 de Janeiro. |
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Está patente ao público até 15 de Novembro a exposição “PortoCartoon:
Direitos Humanos”, que pode ser vista, em Lisboa, na sede da Caixa Geral de
Depósitos, na Av. João XXI. |
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Está patente ao público até 30 de Outubro a exposição “Azulejos de Stuart –
colecção Museu Nacional da Imprensa” , que pode ser vista no Palacete
Balsemão, no Porto. |
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O departamento de Serviços Educativos do Museu Nacional da Imprensa promove
todos os meses ateliers temáticos, destinados a crianças e jovens dos 4 aos
15 anos, do Pré-Escolar ao Ensino Básico. |
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27º
Salão Internacional da Caricatura de St-Just-Le-Martel |
O PortoCartoon-World Festival apresenta-se em França pelo terceiro ano
consecutivo, desta vez com duas mostras de caricatura. |
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Vanessa Fernandes e Michael Phelps fazem parte da “Galeria Humor Olímpico”, criada pelo Museu Nacional da Imprensa para acompanhar os Jogos Olímpicos de Pequim. |
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As relações do Museu Nacional da Imprensa com Piracicaba vão ser intensificadas com a realização de um Salão de Humor Luso-Brasileiro. O futuro salão, de âmbito bienal, abrirá alternadamente em Portugal e no Brasil, podendo ainda fazer itinerância por outros países. |
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O PortoCartoon-World Festival espalha-se por 17 locais públicos da cidade do Porto, numa iniciativa inédita do Museu Nacional da Imprensa. Ao todo são 800 desenhos de humor que, em conjunto, celebram os dez anos daquele que é considerado pela Federação Internacional de Organizações de Cartoon, um dos três principais certames de desenho humorístico do mundo. |
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10 caricaturistas de vários países proclamaram em diversas línguas, a cidade do Porto como “Capital do Cartoon” na sequência de uma proposta feita no âmbito do X PortoCartoon-World Festival à Câmara Municipal do Porto. A cerimónia de descerramento de um monumento em granito desenhado pelo Arqto Siza Vieira, contou com a presença do Vereador da Cultura em representação do Presidente da Câmara, e de grande figuras do cartoon mundial. O monumento implantado no alto da Av. dos Aliados, inclui o cartoon do turco Musa Gumus, vencedor de um dos Grandes Prémios do festival, sobre a Desertificação e Degradação da Terra. Nesse monumento pode ver-se ainda o esquema do troféu desenhado por Siza Vieira e a inscrição Porto Capital do Cartoon. A proclamação “Considerando a tradição liberal desta mui nobre sempre leal e invicta cidade, considerando que o humor é ponte de união entre povos e culturas, proclama-se que o Porto fique designada, a partir desta data, Capital do Cartoon”, foi lida em 10 línguas diferentes. Em alemão pela presidente da Federação de Organizações de Cartunistas (FECO), Marlene Pohle; em francês, por George Wolinski; em turco por Muhittin Koroglu; em castelhano pelo colombiano Haroldo Ortis; em galego por Xaquin Marin; em coreano por Taeyong Kang; em esperanto por Edu Grosso; em romeno por Radu Cletiu; em inglês por Ronaldo Cunha Dias e em português pelo cartunista Onofre Varela. Luís Humberto Marcos, director do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa referiu que a proclamação era “um momento especial para o Museu e para o festival”, que está a celebrar 10 anos de existência. Afirmou ainda que “o Porto é uma cidade que justifica a designação de Capital do Cartoon”, referindo alguns factos explicativos: “tem dois dos jornais diários mais antigos da Europa (um deles O Primeiro de Janeiro que este ano comemora 140 anos); teve, em finais do séc. XIX e início do XX, o jornal humorístico mais duradouro, o «Sorvete» que foi publicado durante 24 anos; tem a única galeria internacional de cartoon da península Ibérica; tem o único Museu Virtual do Cartoon que aborda o sector em termos mundiais; e tem um festival que já comemora uma década e que é considerado um dos três mais importantes do mundo.” Para Marlene Pohle “o cartoon não serve só como elemento de humor, serve também de arma contra as coisas negativas que os políticos fazem”. O PortoCartoon-World Festival é considerado pela Federação Internacional de Organizações de Cartoon, um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo. As suas mostras já estiveram estado patentes nos seguintes países: Argentina, Brasil, Espanha, França e México, em alguns deles mais do que uma vez, prosseguindo a internacionalização do certame. |
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O X PortoCartoon-World Festival está patente ao público na Galeria Internacional do Cartoon do Museu Nacional da Imprensa. A décima edição é dedicada aos “Direitos Humanos” e na exposição podem ser vistos mais de 400 cartoons vindos de todo o mundo. A divulgação do último relatório da Amnistia Internacional reforça a pertinência deste tema tratado por mais de 500 artistas participantes no PortoCartoon de 2008. Distribuídos por 800 m2, entre a Galeria Internacional do Cartoon e a Galeria de Exposições Temporárias, podem ser vistos os quatro trabalhos premiados, as quinze menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos concorrentes ao festival. Os desenhos patentes no décimo PortoCartoon pretendem através do humor, alertar para a contínua violação dos Direitos Humanos, em pleno séc. XXI e no ano em que se assinala o 60º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Durante a sessão inaugural foram entregues aos vencedores do concurso os respectivos prémios e troféus, desenhados por Siza Vieira. A Directora Regional da Cultura, Helena Gil, presidiu à cerimónia em representação do Ministério da Cultura, tendo estado também presente o Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Álvaro Castelo-Branco e a Presidente da Amnistia Internacional Portugal, Lucília José Justino. Outras individualidades como Marlene Pohle, Presidente do júri do PortoCartoon e da FECO-Federation of Cartoonists Organisations (Alemanha); Xaquin Marin, director do Museo de Humor de Fene (Espanha) e uma representação do salão de humor brasileiro de Piracicaba, incluindo o Secretário da Acção Cultural, Omir José Lourenço, com quem o MNI tem um protocolo de cooperação. O renomado cartunista português Augusto Cid foi o vencedor do Grande Prémio, tornando-se o primeiro artista português a conquistar o 1º Prémio do festival que está a comemorar dez anos. O X PortoCartoon integra ainda uma participação especial da Amnistia Internacional (AI) Portugal, uma exposição sobre Daumier, a mostra “O Humor de Ronaldo”, do vencedor do Prémio do Publico do IX PortoCartoon, a Festa da Caricatura e várias extensões por toda a cidade do Porto. Exposição da Amnistia Internacional (AI) A AI associou-se ao PortoCartoon apresentando, em paralelo com o evento principal, uma exposição e um filme alusivos ao tema do concurso. Denominada “A DUDH: 30 Artistas Portugueses” a mostra apresenta ilustrações dos artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) que este ano comemora 60 anos. O filme, realizado por Stephen Johnson, reúne 41 desenhadores, músicos e produtores que deram vida aos 30 artigos da DUDH. A AI Portugal foi também uma das entidades que integraram o Júri Internacional do Concurso, tendo a sua Presidente, Lucília José Justino, ajudando a escolher os melhores cartoons alusivos aos “Direitos Humanos”. Exposição "Daumier: um génio imortal" A exposição celebra o bicentenário do nascimento do francês Honoré Daumier, um dos mais brilhantes desenhadores satíricos de sempre. Composta por cerca de 30 desenhos, a mostra apresenta algumas peças raras, como as litografias a cores, com destaque para a litografia sobre a guerra civil portuguesa. O desenho, que retrata a disputa da coroa entre D. Miguel e D. Pedro, foi feito em 1833 e é um dos primeiros trabalhos do autor. O PortoCartoon é um espaço de excelência do humor mundial, considerado pela Federação Internacional de Organizações de Cartoon, um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo. Todos os anos, é visto por milhares de visitantes no Museu Nacional da Imprensa e nas diferentes cidades por onde passa a exposição. O grupo de brasileiros convidados para o X PortoCartoon incluiu o conhecido artista Edu Grosso, de S. Paulo. Pelo segundo ano consecutivo, o cartunista fez um mural nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, desta vez na fachada exterior do edifício. Para assinalar os 10 anos do PortoCartoon que se comemoram em 2008, o Museu Nacional da Imprensa montou um painel com 24 metros de comprimento, na zona adjacente à sua sede, com os vencedores das dez edições do festival. No coração da cidade do Porto foi descerrado um monumento que proclama o Porto, Capital do Cartoon O X PortoCartoon tem o patrocínio exclusivo da Caixa Geral de Depósitos e pode ser visto até 31 de Dezembro, no horário habitual do museu: todos os dias (incluindo domingos e feriados) das 15h às 20h. O Museu Nacional da Imprensa está instalado na cidade do Porto, a montante da Ponte do Freixo e a cinco minutos da Estação CP/Metro de Campanhã. “O Humor de Ronaldo” Integrado do PortoCartoon está também a exposição “O Humor de Ronaldo” que mostra mais de meia centena de cartoons feitos pelo brasileiro que venceu o Prémio do Público do IX PortoCartoon, dedicado à “Globalização”. Ronaldo Cunha Dias nasceu no Rio Grande do Sul. É médico cirurgião e cartunista. Os seus trabalhos evidenciam a dimensão escondida de muitos comportamentos humanos. Desde os balões que levam pelo ar os filhos, arrancados às mães, passando pela SIDA e pelo nuclear, até à representação de uma Eva sôfrega que come maças desalmadamente e fica insaciável, tudo ajuda a compreender a complexidade do ser humano. A exposição pode ser vista até 31 de Julho, no Centro Comercial Dolce Vita Porto, junto à fonte luminosa. Recordista do Guiness Radu Cletiu, registado no livro do Guiness como o mais rápido artista do mundo a fazer caricatura ao vivo, participou na “Festa da Caricatura” do Museu Nacional da Imprensa. A festa do X PortoCartoon-World Festival realizou-se no fim-de-semana do S. João, em plena Av. dos Aliados, tendo tido o público oportunidade de contactar com artistas de nível mundial. Estiveram presentes os vencedores deste ano: Augusto Cid (Grande Prémio), Muhittin Koroglu, da Turquia (2º prémio), Dálcio Machado (Brasil) e Taeyong Kang (Coreia do Sul), terceiros prémios ex-aequo. Os cartunistas António Santos, Edu Grosso (Brasil), Harold Ortiz (Colômbia) galardoados com menções honrosas também marcaram presença, bem como, o espanhol Omar Perez e os conhecidos cartunistas portugueses: Artur Ferreira, Ferreira dos Santos, Onofre Varela e Eugénio. Ronaldo Cunha Dias, reconhecido cartunista brasileiro e vencedor do Prémio do Público do IX PortoCartoon, Georges Wolinski e a Presidente da Federação de Cartunistas, Marlene Phole, também participaram na festa. Pelo terceiro ano consecutivo, o PortoCartoon levou uma animação especial à cidade do Porto, durante as festas do S. João. Os artistas fizeram caricatura ao vivo e o público pôde levar para casa a sua “caricatura”. A Festa da Caricatura foi promovida pelo Museu Nacional da Imprensa em parceria com a Porto Lazer e a Câmara Municipal do Porto. PortoCartoon em carimbo dos CTT No local da festa e na estação central dos CTT, esteve disponível um carimbo especial alusivo ao PortoCartoon, editado pelos Correios de Portugal. Tratou-se de uma iniciativa com relevo do ponto de vista filatélico e que funcionou somente no dia 21 de Junho, sábado, entre as 9h, e as 19h.
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O Museu Nacional da Imprensa está a promover durante o mês de Junho, os ateliers “ReciclArte” e “Jardins de papel” destinados às escolas e público em geral. |
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A réplica do Prelo que ficará a marcar as celebrações dos 200 anos da Imprensa Nacional do Brasil, contou com a colaboração do Museu Nacional da Imprensa. |
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O Museu Nacional da Imprensa comemorou o bicentenário da criação da Imprensa Oficial Brasileira com o lançamento de um inteiro postal em parceria com os CTT. |
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O renomado cartunista português Augusto Cid foi o vencedor do Grande Prémio do X PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa, com o patrocínio exclusivo da
Caixa Geral de Depósitos. |
Augusto Cid
Augusto Cid é colaborador do semanário SOL e já foi alvo de uma exposição antológica por parte do Museu, em 2004. Denominada “O Cavaleiro do cartoon” a mostra apresentou cerca de 150 dos seus melhores desenhos. Retratava as turbulências da vida política nacional, ajudando o público a rever alguns dos principais momentos da história portuguesa dos últimos 30 anos. |
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O brasileiro Ronaldo Cunha Dias conquistou o Prémio do Público do IX PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa. |
Ronaldo Cunha Dias (http://www.ronaldocartoons.com.br)
nasceu na cidade brasileira de Vacaria, Rio Grande do Sul, em 1951. É
médico cirurgião e dedica-se à caricatura desde 1985. Já publicou 4
livros de cartoons e recebeu dezenas de primeiros prémios em festivais
nacionais e internacionais de cartoon. É presença habitual nos mais
prestigiados festivais de humor que se realizam por todo o mundo. A sua exposição individual foi vista por milhares de pessoas no Porto e em Lisboa. |
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Ana Rita da Silva Freitas Rocha, de Algueirão, foi a grande vencedora do
Concurso Nacional de Textos de Amor do Museu Nacional da Imprensa. A sua
prosa “Si
j'étais restée” arrecadou um fim-de-semana na Madeira para duas
pessoas, no romântico Pestana Village. Filipe Alexandre Madaleno Luís (Lisboa) com “Fã de ti”; Hugo Filipe de Oliveira Lopes (Queijas/Oeiras) com “Entrelaças” e “Dançamos”; Jorge Augusto dos Santos Pópulos (Rio Tinto/Gondomar) com “Ao Vento”; Luís Fernando Dias de Oliveira (Calvão/Aveiro) com “À mesa contigo Amor”; Márcia Cristina da Silva Leite Gonçalves (Vale de Cambra/Aveiro) com “Vou fazer-te uma confidência”; Maria João Magalhães Neves (Lisboa) com “Dois” e Sofia Margarida Mesquita Tiago Sobral Ramos (Coimbra) com “Chove”. |
Os prémios e respectivos diplomas foram entregues numa sessão pública que
contou com as presenças da Directora Regional da Cultura do Norte, em
representação da Ministra da Cultura, e do Vereador da Cultura da Câmara
Municipal do Porto. |
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Já podem ser adquiridos os melhores cartoons do Concurso Europeu de
Cartoon “Desigualdades, Discriminações e Preconceitos” cujo catálogo
recebeu em 2007 o Prémio MELHOR INFORMAÇÃO do Ano Europeu da Igualdade de
Oportunidades para Todos. |
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O livro de cartoons “Desigualdades, Discriminações e Preconceitos” produzido pelo Museu Nacional da Imprensa, organizador do PortoCartoon-World Festival, ganhou o prémio de MELHOR INFORMAÇÃO do Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos. O catálogo resultou do Concurso Europeu de Cartoons com o mesmo nome, organizado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) em parceria com o Museu Nacional da Imprensa, destinado em exclusivo a autores europeus. O livro reúne os 200 melhores trabalhos recebidos a concurso, incluindo os premiados, as menções honrosas e os finalistas. Tem 135 páginas, é bilingue (português/inglês) e inclui mensagens da Secretária de Estado da Reabilitação e de todos os membros do júri internacional do concurso: Marlene Pohle, presidente do júri e da FECO (Alemanha); Luís Humberto Marcos, director do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa; Xaquin Marin, director do Museo de Humor (Fene/Espanha); Andreia Marques, Instituto Nacional para a Reabilitação; Luís Gouveia, director de Marketing da DFJ Vinhos. O livro pode ser adquirido na loja on-line do Museu Nacional da Imprensa. O Prémio MELHOR INFORMAÇÃO foi anunciado durante a Conferência de Encerramento do Ano Europeu que decorreu em Lisboa, no 20 de Novembro, no contexto da Presidência Portuguesa da União Europeia. Os 600 participantes na Conferência votaram em 30 produtos concorrentes, produzidos no âmbito do tema do ano europeu, em 3 categorias: visual, audiovisual e informação. Na categoria Visual venceu um poster da Bélgica alusivo à não-discriminação; na categoria Audiovisual ganhou um spot televisivo da Polónia que alertava o público para a necessidade de educar as crianças no sentido de não cometerem práticas discriminatórias; e o Catálogo do Concurso Europeu de Cartoons, do Museu Nacional da Imprensa, em representação de Portugal, na categoria Informação. Ainda no âmbito do Concurso Europeu de cartoons, foi montada na Estação do Rossio, em Lisboa, a exposição “Desigualdades, Discriminações e Preconceitos” tendo sido vista por vários milhares de pessoas. |
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O Museu Nacional da Imprensa pretende criar um roteiro da ciência do
Porto. O projecto denominado "Cultura Científica em Portugal: roteiro do
Porto" foi enviado para a Agência “Ciência Viva”, no âmbito da Semana da
Ciência e da Tecnologia e será desenvolvido em parceria com o
Instituto Multimédia
do Porto. |
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Exposição Concurso Europeu Cartoon -
Estação do Rossio, Lisboa |
Vários milhares
de pessoas visitaram a exposição europeia de cartoon “Desigualdades,
Discriminações e Preconceitos” na Estação do Rossio, em Lisboa. |
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Instituto Nacional para a Reabilitação /
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O cartunista Ludo Goderis, da Bélgica foi o vencedor do Grande Prémio do Concurso Europeu de Cartoon “Desigualdades, Discriminações e Preconceitos” organizado pelo Instituto Nacional para a Reabilitação (INR) e Museu Nacional da Imprensa. O segundo prémio foi atribuído ao francês António Mongiello “NAPO” e o terceiro prémio a Musa Gumus, da Turquia. As 12 Menções Honrosas foram atribuídas a artistas de 10 países. O trabalho de 11 finalistas foi também apreciado pelo júri. A menção honrosa correspondente ao nosso país foi ganha por Agostinho Santos. O conhecido jornalista e pintor concebeu um envelope que quando fechado é uma forma de “adoração à mulher objecto” título do seu trabalho. O grande vencedor do concurso receberá um prémio no valor de 5000 €. Os 2º e 3º prémios receberão 2500 € e 1500 € respectivamente. A organização do concurso recebeu mais de meio milhar de desenhos, vindos dos mais diversos países europeus, destacando-se Portugal como o país com mais participações. Em segundo lugar ficou a Roménia, seguida da Sérvia e da Turquia. O Concurso foi dirigido a autores europeus, de qualquer país, independentemente de fazerem parte ou não dos 27 países integrantes da União Europeia. Este concurso foi uma iniciativa inédita, organizada no âmbito da proclamação, pelo Conselho da Europa, de 2007 como Ano Europeu da Igualdade de Oportunidades para Todos - Por uma Sociedade Justa e teve como objectivo desafiar os artistas europeus a caricaturarem estereótipos, preconceitos e todos os tipos de discriminação em razão do sexo, origem étnica ou racial, religião ou crença, deficiência, idade ou orientação sexual. O júri internacional do Concurso Europeu de Cartoon foi presidido por Marlene Pohle, Presidente da Federação Internacional de Cartunistas (Alemanha) e integrou ainda: Luís Humberto Marcos, director do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa; Andreia Marques, do Instituto Nacional para a Reabilitação; Luís Gouveia, director de Marketing da DFJ Vinhos; e Xaquin Marin, director do Museo de Humor (Fene/Espanha). A entrega dos prémios aos
vencedores e a inauguração da exposição dos trabalhos seleccionados
decorrerão em Lisboa, em Outubro. |
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O
IX
PortoCartoon-World Festival Festival mostrou mais de 400 cartoons
vindos dos cinco continentes, na Galeria Internacional do Cartoon do Museu
Nacional da Imprensa.
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Museu Nacional da Imprensa |
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Os visitantes do Museu
Nacional da Imprensa já podem levar para casa o catálogo do IX
PortoCartoon-World Festival, cujo tema principal é a “Globalização”. |
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Museu Nacional da Imprensa
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Os visitantes do Museu
Nacional da Imprensa podem levar para casa o melhor do PortoCartoon-World
Festival.
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José Saramago visitou o Museu Nacional da Imprensa e a exposição de pintura de Agostinho Santos. Durante a sua visita, o Nobel da Literatura assistiu ao lançamento do livro “José Saramago segundo Agostinho Santos: Pintura e Desenho” produzido a partir da exposição homónima e deixou no Livro de Honra do museu algumas palavras: “Uma das melhores experiências da minha vida em matéria de museus. Não se trata somente de uma visão “tecnológica” da arte de imprimir. É também um lugar onde a percepção psicológica conta. Oxalá os responsáveis pela cultura desta terra do Norte compreenda (se não o compreendeu já) a importância do que aqui se guarda.” José Saramago pôde ver expostas mais de 180 obras, entre telas e desenhos, que percorrem a sua própria obra literária, através do olhar de Agostinho Santos. O livro é uma co-edição do Museu Nacional da Imprensa e Edições Afrontamento, com o patrocínio da Caixa Geral de Depósitos. Inclui vários excertos das obras que serviram de inspiração ao autor como: Memorial do Convento, A Jangada de Pedra, O Evangelho Segundo Jesus Cristo, Todos os Nomes e Ensaio sobre a Cegueira, entre outros. A obra conta ainda com mensagens de José Saramago, de Luís Humberto Marcos, director do Museu e de António Quadros Ferreira, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. A exposição, inaugurada pela Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, em Dezembro, foi vista por milhares de pessoas. À riqueza das personagens do Nobel da Literatura, Agostinho Santos juntou a sua riqueza plástica, autonomizando-se das figuras literárias para reforçar a beleza da sua paleta. As obras de Saramago ganharam uma nova dimensão, conquistando uma nova arte - a pintura - depois de se expressar através do cinema e das artes cénicas.
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O cartunista Grzegorz Szumovski, da Polónia foi o vencedor do Grande Prémio do IX PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa e que tem a Caixa Geral de Depósitos como Mecenas Oficial. O segundo prémio ex-aequo foi atribuído ao brasileiro Osvaldo da Silva Costa e ao italiano Alessandro Gatto. O terceiro prémio foi para Run Tang Li, da China. A elevada qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional a atribuir ainda 15 Menções Honrosas a artistas de 10 Países. A Menção Honrosa de Portugal foi para uma caricatura da Pintora Paula Rego, feita pelo cartunista António Santos, de Amarante. O PortoCartoon-World Festival é considerado pela FECO (Federation of Cartoonists’ Organisations), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, o que coloca Portugal no pódio dos concursos internacionais de caricatura. A FECO é a mais importante organização internacional de cartunistas representando mais de 2000 artistas de 30 países. O júri internacional do IX PortoCartoon, presidido mais uma vez pelo cartunista francês Georges Wolinski, integrou ainda Marlene Pohle, Presidente da FECO; Xaquin Marin, director do Museo de Humor de Fene da Galiza (Espanha); Júlio Dolbeth, da Faculdade de Belas Artes do Porto e Luís Humberto Marcos, director do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa. A participação do IX PortoCartoon bateu o recorde dos últimos anos ao receber a concurso mais de 1700 cartoons, de quase 500 cartunistas, de 60 países. Em termos quantitativos, o destaque vai para o Brasil, como país mais participativo com mais de 250 cartoons enviados. Em segundo ficou o Irão, com 134 trabalhos e Portugal surge este ano em terceiro lugar com cerca de 120 desenhos, enviados por 29 artistas. A “Globalização” foi o tema escolhido para a nona edição, já que como se podia ler no regulamento do concurso “Nunca o processo de globalização foi tão acentuado e com tantas repercussões, como acontece hoje… As suas consequências espalham-se positiva e negativamente em termos económicos, políticos, industriais, comerciais, desportivos, científicos, culturais, etc”… Com a escolha deste tema, o Museu Nacional da Imprensa pretendeu que os cartunistas de todo o planeta reflectissem com humor sobre o impacto que a Globalização vem tendo nos mais diversos sectores da sociedade, à escala mundial. Os vencedores do IX PortoCartoon receberão os troféus e os prémios (monetário e garrafas de Vinho do Porto-Reserva Especial) durante a cerimónia de abertura da exposição que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, em Junho, aquando das Festas do S. João do Porto. Organizado anualmente, o PortoCartoon foi lançado em 1999, presidido pelo anterior Presidente da República, Jorge Sampaio, e todos os anos sempre com temas de impacto mundial, recebe milhares de visitantes nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, nas diferentes cidades por onde passa, bem como fora de Portugal. No ano passado o melhor do PortoCartoon pode ser visto no Brasil, em Espanha e França.
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Museu Nacional da Imprensa
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Uma nova Galeria - Galeria Internacional da Caricatura – acolheu o VIII
PortoCartoon-World Festival, patrocinado oficialmente pela
Caixa Geral de Depósitos.
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Musa Gümüs recebe o 1º prémio
Fero Kudlac recebe o 2º prémio
Ludo Goderis recebe o 3º prémio
Heino Partanen recebe o 3º Prémio Ex-aequo do
Galeria Internacional da Caricatura
Festa da Caricatura
Festa da Caricatura |
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Museu Nacional da Imprensa
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“Futebol & Humor” é o nome da galeria virtual que o Museu Nacional da
Imprensa lançou no dia da abertura do Mundial 2006. |
Podem ser vistos, nesta galeria, os trabalhos participantes em várias edições do PortoCartoon-World Festival, com especial destaque para a edição de 2004 dedicada ao tema “desporto e sociedade” em sintonia com o campeonato Europeu de Futebol e as Olimpíadas. Dezenas de cartoons resultam da participação directa de cartunistas, em resultado de um convite lançado pelo Museu Nacional da Imprensa aos artistas dos cinco continentes, a propósito do “Mundial 2006”. A galeria virtual é
trilingue (Português, Inglês e Esperanto) e abre no arranque do Mundial
2006 mas manter-se-á aberta no âmbito do Museu Virtual do Cartoon com
permanentes actualizações. |
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Museu Nacional da Imprensa
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O cartunista turco Musa Gümüs foi o vencedor do Grande Prémio do VIII
PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.
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2º Prémio - Fero “Bubino” Kudlac - Eslóvaquia 2º Prémio/Vinho - Pedro Méndez Suárez - Cuba
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Museu Nacional da Imprensa
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Georges
Wolinski dedica uma página do seu mais recente livro “Les Carnets de Voyage”
à viagem que realizou ao Porto, em 2004, na qualidade de membro do júri do PortoCartoon-World Festival.
O festival
mencionado na obra, é realizado anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa,
sendo considerado pela FECO (Federation of Cartoonists Organisations), um
dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo. |
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Museu Nacional da Imprensa
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O Secretário de Estado da Cultura, Mário Vieira de Carvalho, presidiu à sessão de entrega dos prémios do VI Concurso de Textos de Amor do Museu Nacional da Imprensa. Esperança Melo, vencedora do concurso com o poema “anja da guarda” foi premiada com uma Viagem à Madeira e um fim-de-semana num hotel de cinco estrelas, no Funchal. Pedro Vieira de Moura, segundo prémio, foi contemplado com um Passeio no Douro, para duas pessoas. O terceiro prémio, Filipe Alexandre Madaleno Luís, recebeu bibliografia variada. A todos os premiados foi oferecido o livro “Sulcos e Poemas”, autografado pelo falecido poeta Eugénio de Andrade. A boa qualidade dos textos em prosa e poesia, levou o júri a atribuir ainda cinco Menções Honrosas. Os prémios e respectivos diploma foram entregues por Mário Vieira de Carvalho, durante uma cerimónia solene que contou ainda com um concerto de violino pelo jovem Afonso Fesch. Esta foi a sexta edição de uma iniciativa especial para o Dia dos Namorados que se prolonga por uma semana. O concurso, que se realiza anualmente durante a “Semana dos Namorados”, é dirigido aos apaixonados de todas as idades e residentes em qualquer parte do país. Premeia o melhor texto concorrente, em poesia ou prosa, com uma viagem. A edição deste ano dos Textos de Amor foi a mais participada de sempre, tendo o Museu Nacional da Imprensa recebido perto de 250 textos de amor. Nos vários concursos já realizados, participaram cerca de 600 concorrentes, com mais de 800 textos. O Museu pretende, com esta iniciativa, promover a escrita de textos de carácter amoroso e divulgar alguns dos nossos melhores escritores líricos. O Concurso de Textos de Amor originais contou com o patrocínio de: Douro Azul, Portugália e Hotel Savoy. |
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Semana dos Namorados 2006 |
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Museu Nacional da Imprensa
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O Museu Virtual do
Cartoon (www.cartoonvirtualmuseum.org)
lançou a “Galeria Maomé” destinada a reunir toda a informação que circula na
Internet sobre a polémica resultante da publicação de doze cartoons sobre o
profeta Maomé, no jornal dinamarquês Jyllands-Posten. |
Entretanto a FECO (Federation
of Cartoonists Organisations) fez chegar ao Museu Nacional da Imprensa uma
mensagem de apelo a todos os cartunistas para que enviem para a FECO um
cartoon que trate qualquer tema mas que escondam Maomé por razões de
incompatibilidade de humor: “Bienvenidos pues Jesucristo y la Virgen María,
Benito XVI o Juan Pablo II, el abate Pierre o la Madre Teresa, Yahvé o
Buda, los raelistas o los Testigos de Jehová, los “born again” o los
evangelistas, Giordano Bruno o Galileo, Torquemada o George W. Bush, un
par de tijeras o una hoguera de la Inquisición… pero sobre todo no dibujar
a Mahoma, por razones de evidente incompatibilidad de humor”. |
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Museu Nacional da Imprensa
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A versão em Esperanto
do Museu Virtual do Cartoon foi lançada, pelo Museu Nacional da Imprensa, a
9 de Janeiro, durante a inauguração da exposição “Bordallo Pinheiro: um
génio sem fronteiras”, em Lisboa. |
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Estação da CP - Braga e
Museu Nacional da Imprensa
- Porto |
A exposição “PortoCartoon: o riso do mundo” apresenta os premiados das
diversas edições do PortoCartoon-World Festival. Uma iniciativa do Museu
Nacional da Imprensa considerada pela FECO (Federation of Cartoonists’
Organisations), um dos principais festivais de desenho humorístico do mundo.
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Museu Nacional da Imprensa
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A Ministra da Cultura presidiu à abertura oficial do VII PortoCartoon-World Festival: “Humor e Sociedade”, no dia 4 de Novembro de 2005. Durante a sessão inaugural, Isabel Pires de Lima, entregou os prémios aos vencedores e abriu a exposição dos trabalhos seleccionados pelo júri internacional do VII PortoCartoon. Estiveram presentes, na cerimónia, o presidente do júri, o famoso cartunista francês G. Wolinski, e a Presidente da FECO (Federation of Cartoonists Organisations) Marlene Pohle, bem como os premiados deste ano: Druzhinin (Grande Prémio), David Vela Cervera (2º prémio) e Zlatkovsky (3º prémio). Os vencedores receberam, para além do troféu, um prémio monetário e garrafas de Vinho do Porto Romariz (colheitas especiais). Uma peça de cerâmica tradicional portuguesa, em porcelana pintada à mão, feita pela empresa Cerâmica do Douro, foi feita em exclusivo para o Grande Prémio do PortoCartoon-World Festival. A exposição do VII PortoCartoon é constituída por mais de 200 cartoons e apresenta os trabalhos premiados, as menções honrosas atribuídas e os melhores desenhos seleccionados pelo júri internacional. Estão patentes desenhos de países tão diferentes como o Azerbeijão, a Argélia, a China, a Colômbia, a Indonésia, o Irão, a Macedónia, a Roménia, a Rússia, a Ucrânia, e a Turquia, entre outros, para além dos principais países europeus. Durante a sessão inaugural, foi apresentado o catálogo “Humor e Sociedade”, co-editado pelo Museu Nacional da Imprensa e Edições ASA. A obra contém 216 páginas e reúne os 17 cartoons premiados e mais 193 desenhos seleccionados para a exposição. A edição é bilingue (português e inglês) e nela constam os textos originais de todos os membros do júri internacional do concurso e uma mensagem do Presidente da República, Jorge Sampaio. O PortoCartoon-World Festival, organizado anualmente pelo Museu Nacional da Imprensa, é considerado pela FECO um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, uma distinção que coloca Portugal no topo dos concursos internacionais de caricatura. A FECO é a mais importante organização internacional de cartunistas representando mais de 2000 artistas de 30 países. |
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Web
Site - Produzido por Museu Nacional da Imprensa |
O Museu Virtual do Cartoon foi lançado pelo Museu Nacional da Imprensa, em Novembro de 2005, durante a abertura oficial do VII PortoCartoon-World Festival. A “inauguração” deste museu foi feita pela Ministra da Cultura, acompanhada da Presidente da FECO (Federation of Cartoonists Organisations) Marlene Pohle, do presidente do júri do VII PortoCartoon, G. Wolinksi e do director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos, autor do projecto. Localizável em www.cartoonvirtualmuseum.org o novo museu virtual pretende ser mais uma etapa na atenção que o Museu da Imprensa tem dado ao cartoon, desde a sua inauguração em 1997. Este novo projecto insere-se no quadro da Galeria Internacional do Cartoon que está a ser criada e visa a divulgação global de um conjunto de referências que assinalam a importância do desenho de humor no mundo. Trata-se de um projecto que irá fortalecer-se com o protocolo assinado entre a FECO e o Museu Nacional da Imprensa. Ainda na sua 1ª fase, o Museu Virtual do Cartoon deve ser visto como um espaço dinâmico que pretende valorizar a linguagem universal do cartoon, na “linha de excelência do humor” que tem marcado o PortoCartoon. Está dividido em vários “espaços”, dos quais se destaca a Galeria de Honra, onde se podem encontrar vários marcos da história da caricatura, a partir do século XIX. Nas outras secções pode aceder-se a informação sobre: cartunistas; concursos e festivais; museus e galerias; organizações de cartoon e notícias. É de destacar ainda um item dedicado especialmente ao PortoCartoon-World Festival. O projecto tem o apoio do Programa ON e foi desenvolvido pelo Instituto Multimédia.
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Museu Nacional da Imprensa
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O
cartunista Valentin Druzhinin, do Turquemenistão, foi o vencedor do
Grande Prémio do VII PortoCartoon-World Festival, organizado pelo Museu
Nacional da Imprensa. O segundo prémio foi atribuido a David Vela
Cervera, de Espanha e o terceiro a Mikhail M. Zlatkovsky, da Rússia. Valentin
Druzhinin começou a colaborar em jornais aos 14
anos e é membro da Liga dos Artistas Ucraniana. Já participou em
numerosas exposições e recebeu mais de 90 prémios. Actualmente trabalha
no jornal russo “Komsomoskaya Pravda”. O
PortoCartoon-World Festival é considerado pela FECO (Federation of
Cartoonists Organisations), um dos três principais festivais de desenho
humorístico do mundo, uma distinção que coloca Portugal no topo dos
concursos internacionais de caricatura. A
FECO
é a mais importante organização internacional de cartunistas
representando mais de 2000 artistas de 30 países. O júri
internacional do VII PortoCartoon foi presidido por Georges
Wolinski, (França) e integrou o famoso Arquitecto Siza
Vieira,
além dos seguintes elementos: Marlene
Pohle (Alemanha), vice-presidente da FECO; Xaquin
Marin, director do Museo de Humor de Fene, na Galiza (Espanha);
Fernando
Pinto Coelho, representante da Faculdade de Belas Artes do
Porto (Portugal); Luís
Humberto Marcos, director do Museu Nacional da Imprensa
(Portugal) e Inês Moreira (Instituto das Artes), representante do Ministério
da Cultura (Portugal). Alta
Qualidade Wolinski,
afirmou, durante a conferência de Imprensa de apresentação dos
vencedores, que ficou satisfeito pela “alta qualidade” dos
trabalhos concorrentes superando a qualidade das edições anteriores.
Relativamente ao cartoon vencedor acrescentou ainda que “é um
desenho notável e com uma ideia actual muito forte” explicando que
o artista russo expõe a forma como as mulheres suicidas embelezam os lábios
que estão tapados pelas burcas. Por sua vez, a argentina Marlene Pohle,
como vice-presidente da FECO reforçou a importância deste festival ao
afirmar que “O PortoCartoon é muito bem visto internacionalmente e
um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo”.
Na opinião de Luís Humberto Marcos, director do PortoCartoon, a
qualidade dos desenhos “reforça a excelência do humor que tem
caracterizado o festival.” A
elevada qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional a atribuir
ainda 14
Menções Honrosas, seleccionar para o catálogo
210 desenhos e a lavrar em acta que: “o
PortoCartoon contribui para divulgar e valorizar a linguagem de excelência
do Cartoon” e que o “PortoCartoon evidencia um elevado nível
de qualidade que importa realçar no contexto internacional”. O “Humor e Sociedade” foi o tema escolhido para o VII PortoCartoon em homenagem ao trabalho dos cartunistas em geral e a Rafael Bordalo Pinheiro que há 130 anos criou a famosa figura do “Zé Povinho” (1875). |
s/ título ![]() 2º PRÉMIO - David Vela Cervera - Espanha O Primeiro Beijo ![]() 3º PRÉMIO - Mikhail Zlaykovsky - Rússia s/ título ![]() ![]() ![]() |
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Museu Nacional da Imprensa
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Os CTT lançaram, nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, uma emissão filatélica evocativa do centenário de Raphael Bordallo Pinheiro denominada “Caricaturistas Portugueses” com a obliteração de correspondência com um carimbo especial do Zé Povinho. Produzida pelos CTT, com a colaboração do Museu Nacional da Imprensa, a coleccção junta alguns dos nomes mais importantes da caricatura portuguesa: Sebastião Sanhudo, Celso Hermínio, Leal da Câmara, Francisco Valença, Stuart Carvalhais, Sam, João Abel Manta, Cid e António. Trata-se de uma colecção excepcional, com autocaricaturas e o “soberano” Zé Povinho em grande destaque. A edição é de 200 mil exemplares. |
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Internet - Museu Nacional da Imprensa |
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A Galeria Virtual “Cartoons 9/11” criada pelo Museu Nacional da
Imprensa em 2004, foi reforçada com novos links e mais cartoons. Lançada aquando do terceiro aniversário dos atentados do 11 de Setembro de 2001 nos E.U.A., a galeria continua localizável em www.museudaimprensa/cartoons-9/11 e resulta do grande impacto que este acontecimento teve no mundo, através dos media, mostrando a riqueza da linguagem do cartoon na interpretação do atentado terrorista. A galeria é bilingue (português/inglês) e permite um rápido acesso a milhares de cartoons feitos em todo o mundo e digitalmente acessíveis. Está repartida em diversas “salas”, permitindo um visionamento dos desenhos humorísticos por ordem de países, associações profissionais, cartunistas individuais, etc. A criação desta galeria surgiu no âmbito da atenção que o Museu da Imprensa tem dado ao Cartoon, quer através do PortoCartoon-World Festival, quer de múltiplas exposições e outras actividades como a Galeria Internacional do Cartoon, em desenvolvimento. |
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Museu Nacional da Imprensa
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O Museu Nacional da Imprensa assinalou o Dia Internacional dos Museus, em Maio de 2004, com o lançamento da Galeria Virtual da Censura. Localizável em www.imultimedia.pt/galeriavirtualdacensura, a galeria abrange o período da ditadura que vigorou em Portugal entre 1926 e 1974, podendo ser vistas mais de 170 provas de textos censurados, a par de uma cronologia com os principais factos relacionados com o sistema censório. A cronologia da História da Censura em Portugal é baseada num estudo feito pelo director do museu, Luís Humberto Marcos, aquando da exposição “Imprensa, Censura e Liberdade – 5 Séculos de História”, em 1999. As principais actuações de Oliveira Salazar e Marcelo Caetano, desde o “visado pela censura” até ao “exame prévio”, são apresentadas com exemplos e mostram, de forma objectiva, as preocupações da ditadura em impedir a circulação de ideias. Os cibernautas têm acesso a vários exemplares da imprensa clandestina que se produziu de 1926 a 1974.
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Museu Nacional da Imprensa
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“Trajar-se” de Gutenberg e experimentar as antigas técnicas de composição e impressão manual é o desafio que o Museu Nacional da Imprensa (Porto) lança às famílias, para as tardes do 4º Sábado de cada mês. No final de cada sessão, os participantes poderão levar como recordação uma fotografia sua com os trajes de Gutenberg. Em cada sessão, os participantes, acompanhados por um técnico do Museu, poderão manipular as máquinas que compõem a exposição permanente do Museu, “Memórias Vivas da Imprensa”, experimentando as primitivas técnicas tipográficas, através da impressão de gravuras alusivas ao evento e tipos com a letra correspondente à inicial do apelido de cada família. Com esta iniciativa, pretende-se que os visitantes, designadamente os mais jovens, avaliem os progressos verificados nas Artes Gráficas, desde Gutenberg até ao aparecimento do computador, reconhecendo a importância de algumas profissões, agora inexistentes, relacionadas com a produção gráfica. Com esta oficina, o Museu Nacional da Imprensa mantém a sua adesão ao projecto “Famílias nos Museus”, promovido pela Câmara Municipal do Porto, iniciativa que integra cerca de vinte espaços museológicos e que pretende criar programas específicos para que as famílias explorem os Museus da cidade. Em 2003, o Museu Nacional da Imprensa realizou uma oficina de reciclagem manual de papel, em que participaram cerca de 100 famílias. As famílias interessadas em participar na oficina “Se Eu Fosse Gutenberg” deverão preencher a ficha de inscrição e enviar por email ou fax, ou contactar directamente o Museu de 2ª a Domingo, entre as 15h e as 20h.
Informações: Museu Nacional da Imprensa Tel: 22 5304966 / 22 5300648 Fax: 22 5301071 |
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Museu Nacional da Imprensa
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“Daumier: o génio da Caricatura” é o título do livro que o Museu Nacional da Imprensa lançou em Dezembro de 2001, no Fórum Fnac do Norteshopping, em Matosinhos. Trata-se da primeira publicação que se edita em Portugal sobre o referido autor, considerado um dos maiores vultos da caricatura a nível mundial. A obra contém 400 páginas, metade das quais com reproduções litográficas de Daumier pertencentes à colecção de Juan Espino. Coordenado pelo director do Museu Nacional da Imprensa, Luís Humberto Marcos, autor da introdução e notas bibliográficas, o livro integra textos originais de dois historiadores de arte: José-Augusto França e Javier Herrera-Navarro, para além de um poema de Baudelaire sobre o autor. A
obra é trilingue (Português, Francês e Espanhol) e nela pode ver-se
uma das duas únicas caricaturas conhecidas de Daumier alusivas a
Portugal, cujo “original” pertence ao espólio do Museu Nacional da
Imprensa. Tal
como refere o director do Museu da Imprensa na introdução do livro,
Daumier “tem uma obra
litográfica fabulosa e foi um dos pioneiros no uso jornalístico do
desenho de humor. José
Augusto França realça a admiração de Rafael Bordalo Pinheiro pela
obra de Daumier “...juntando-o
a Gavarni, Grandville, Cham e Monni no panteão das glórias da arte de
humor que a França dera ao mundo, em desenho e caricatura...” ...“A
admiração de Rafael Bordalo é especialmente significativa ... “Ele
era o que mais podia entender a acção do mestre francês...”
Este livro pode ser adquirido nas instalações do Museu Nacional da Imprensa. |
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Museu Nacional da Imprensa
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Está a funcionar em Celorico de Basto o primeiro Núcleo do Museu Nacional da Imprensa, inaugurado em Julho de 2001. Esta iniciativa resultou de um acordo entre a Câmara Municipal de Celorico de Basto e aquele Museu, na sequência da aquisição do espólio de uma antiga tipografia feita pela autarquia. Um protocolo de cooperação assinado entre as duas instituições, garante os requisitos técnico-científicos e aponta para estudos, debates e pesquisas sobre a imprensa e as artes gráficas na região. O núcleo museológico integra dois espaços singulares: um para Exposições Temporárias; o outro dedicado à Exposição Permanente. Procurando manter a linha de "museu vivo" adoptada na sede, o núcleo tem um prelo manual onde os visitantes podem imprimir um "rosto" de Gutenberg. Conforme se pode ler no texto do protocolo, o desenvolvimento deste núcleo museológico, inserido no Pólo Cultural de Basto, é da responsabilidade científica do Museu Nacional da Imprensa e da logística financeira da Câmara Municipal. O Núcleo do Museu Nacional da Imprensa de Celorico de Basto, fica junto da Biblioteca Municipal e pode ser visitado, gratuitamente, de 3ª a Sábado, das 10h às 12h e das 14h às 19h. |
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35º Salão Internacional de Humor de
Piracicaba |
O melhor da “Globalização” do IX PortoCartoon-World Festival está patente ao
público no Brasil, no 35º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. |
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Protocolo em Valladolid |
O Museu Nacional da Imprensa assinou um protocolo de cooperação com a Fundación Joaquín
Díaz, instalada na única “Vila del Libro” de Espanha, na povoação medieval de
Urueña, em Valladolid. |
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O Museu Nacional da Imprensa assinou no México, em Guadalajara, um
protocolo de cooperação com o Museo del Periodismo y las Artes Gráficas.
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Composta por meia centena de cartoons, a exposição apresenta os trabalhos
dos “artistas ibero-americanos” premiados nas várias edições do
PortoCartoon-World Festival. Trata-se de uma mostra virtual, com o título
“Humor Ibero-Americano no
PortoCartoon”. |
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PortoCartoon no 34º Salão Internacional
de Humor de Piracicaba |
A fuga da Corte
portuguesa para o Brasil, em 1807, patente no IX PortoCartoon do Museu
Nacional da Imprensa, teve uma réplica no maior Salão de Humor brasileiro.
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26º
Salon International de la Caricature de St-Just-Le-Martel |
O
PortoCartoon-World Festival esteve patente em França, no maior salão europeu
de humor, pelo segundo ano consecutivo, com o patrocínio oficial da
Caixa Geral de Depósitos.
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Brasil
- Museu da Língua Portuguesa |
O Museu Nacional da Imprensa assinou, no passado mês de
Agosto, no Brasil, em S. Paulo, um protocolo de cooperação com o
Museu da
Língua Portuguesa. |
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Museu O Taquaryense - Rio Grande do Sul, Brasil |
O Museu Nacional da
Imprensa esteve presente na abertura do Museu
O Taquaryense em Taquary, Rio Grande do Sul, no Brasil, em
Abril de 2005. Este jornal é a 3ª publicação mais antiga do Brasil em funcionamento e a 2ª do Estado de Rio Grande do Sul. Foi fundado em 1887 e preserva até hoje todo o seu património gráfico. Semanalmente as páginas do jornal continuam a ser feitas com composição manual. O seu dono e director faleceu no ano passado com 101 anos. Neste contexto, o director do Museu Nacional da Imprensa juntou-se a outras individualidades que estiveram presentes na sessão de abertura do referido Museu. Esta sessão coincidiu com o encerramento do 3º Encontro da Rede Alçar - um projecto que visa resgatar a memória da imprensa brasileira. A par da inauguração, foi feita a impressão ao “vivo” de uma edição comemorativa do jornal “O Taquaryense” que contou com uma comunicação do director do Museu Nacional da Imprensa. Na mesma sessão foi lançado na Internet o “sítio” do Museu de Taquary com um link para o museu virtual da imprensa lançado na Internet por Jorge Sampaio em 1997. Para o Museu Nacional da Imprensa esta é uma oportunidade de reforçar a sua dimensão internacional, estreitando os laços de cooperação luso-brasileira, e também de integrar o Museu de Imprensa de Taquary no projecto da criação de um Museu sem Fronteiras da Imprensa da Lusofonia que Luís Humberto Marcos, director do Museu, apresentou, em Abril de 2004, em Florianopolis, no Brasil. Taquary foi povoada no séc. XVIII por famílias de açorianos, sendo ainda hoje visíveis em vários locais daquela comunidade gaúcha vestígios e monumentos com a marca açoriana. |
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O Museu Nacional da Imprensa teve patente ao público, na Argentina, em La Plata, a exposição “Gutenberg no Cartoon Internacional”. Esta exposição integrou-se no VIII IBERCOM-Congresso Iberoamericano de Comunicação que se realizou em Outubro de 2004, na Facultad de Periodismo y Comunicación Social da Universidad Nacional de la Plata. A mostra é constituída por uma selecção de trinta trabalhos que o Museu Nacional da Imprensa reuniu para assinalar o 600º aniversário de Gutenberg. Podem ser vistos trabalhos de cartunistas provenientes dos vários cantos do mundo, da China à Colômbia, e já premiados em diversos festivais internacionais. Os cartoons patentes ajudam a compreender, por detrás do humor, a importância da “descoberta” da imprensa de caracteres móveis. A montagem desta exposição na Argentina foi mais uma etapa na internacionalização das actividades do Museu Nacional da Imprensa que já apresentou mostras de cartoon em França e Espanha, numa prova da universalidade do desenho humorístico. Desde a sua inauguração, em 1997, o Museu tem feito do Cartoon um dos eixos da sua actividade, promovendo autores, festas da caricatura e mostras de âmbito nacional e internacional. |
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Museu da Literatura da Roménia Museu da Imprensa na EUROLITERATUR |
O Museu Nacional da Imprensa é um dos parceiros associados da exposição EUROLITERATUR, uma mostra interactiva multimédia sobre a literatura europeia e os seus principais escritores. O projecto, lançado pelo Museu da Literatura da Roménia, contou com a colaboração de vários países europeus, incluindo Portugal, representado pelo Museu Nacional da Imprensa como entidade responsável pela selecção e documentação biográfica e fotográfica dos escritores portugueses presentes na exposição. |
Através de uma
estrutura cronológica, são apresentados os momentos mais importantes da
literatura da Europa, desde a Antiguidade até à Literatura Moderna e
Contemporânea. A mostra é constituída por quiosques interactivos com uma base multimédia onde se incluem: fotografias de escritores, livros e manuscritos; documentos áudio e vídeo referentes a filmes, entrevistas, recitais de poesia; e-books (livros em suporte multimédia) e dados diversos sobre história da literatura. O projecto, financiado pelo programa CULTURA 2000 da União Europeia, é de âmbito europeu e tem como principais objectivos: a promoção da leitura prioritariamente junto dos jovens europeus com valores culturais comuns; o diálogo cultural e de conhecimento das diversas nações europeias através da literatura, com rotas comuns mas patrimónios diferentes; e o desenvolvimento de novas formas de expressão literária e de diversidade cultural. A exposição EUROLITERATUR é permanente e está patente ao público no Museu da Literatura da Roménia, em Bucareste. |
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Universidade de
Wisconsin, Milwaukee (EUA) Exposição electrónica "A Infância da Imprensa, Incunábulos na Biblioteca Golda Meir" |
Como se lê no texto de apresentação desta exposição electrónica "numa época de transição entre a tipografia e a comunicação electrónica e multimedia, os incunábulos oferecem uma evidência física entre o texto manuscrito e a imprensa". A Biblioteca Golda Meir da Universidade de Wisconsin (EUA), apresenta, via Internet, a exposição "A Infância da Imprensa, Incunábulos na Biblioteca Golda Meir", composta de doze exemplares pertencentes à sua colecção especial e à colecção da American Geographical Society. Nela se focaliza o estudo dos incunábulos como fonte histórica sobre a vida, os gostos e a cultura do Renascimento. A exposição está dividida em três secções:
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São apresentados, entre outros, uma edição rubricada de 1473 do "De Civitate dei" de Santo Agostinho, impressa por Pedro Shoeffer, uma folha do "Cahtolicon" impresso em 1459, em Mainz, por Johann Gutenberg, e uma folha de "The Canterbury Tales" de Geoffrey Chaucer, um dos primeiros livros impressos em Inglaterra por William Caxton, em 1478. No sentido de demonstrar a transição entre os textos manuscritos e o início da imprensa, é apresentado um facsimile da Bíblia de 42 linhas de Gutenberg de 1455/56 e três fragmentos de textos manuscritos renascentistas. |
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